1, 2, 3...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

fiz

a minha primeira aula de condução de moto…

Ahahah… errrrg humm pois, bem… nada mal... podia ser pior…

Ora temos dois braços e duas pernas, certo? Logo, 4 membros arrrrr poixx
Tenho que fazer coisas com cada um deles e não é vez, ou espaçadamente, ou lentamente com tempo suficiente para pensar o que tenho de fazer e como se faz e depois fazer, naaaaaaaa tem de ser rápido e não posso deixar os movimentos em stand by mientras penso como agir... muiiiiiiito complicado

- Olá, já alguma vez conduziu um mota?
- Não.
- E bicicleta??? E carta de ligeiros… hummm... Pois, isto é como no carro, mas diferente…
- Ora isto aqui à sua frente é uma moto:
- Obrigada... nunca imaginei que poderia ser assim... imaginava diferente sei lá. E encosto?… não tem encosto?? pfft
Descrição detalhada de todas as protuberâncias e reentrâncias da moto, de todas as partes coloridas e monocromáticas, das reluzentes, das baças e das outras, blá blá blá…(aiiiiii mas nunca mais começo a andar já estou a ficar com estrelinhas)

- Blá blá… e a sua licença é para?
- é para andar de mota, (ora essa)…
- para 125??
- espero dar mais, se bem que o limite máximo é em auto-estrada e são os 120
- a sua licença. A sua licença é p’ra que moto?
- é pás grandes, ora essa, o preço era o mesmo.
Tom de surpresa ,apreensão e preocupação:
- 500? Tem licença para 500? Para cilindrada superior a 50cm3 blá, de potência superior a 25 KW blá e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg blá, e continua naquela ladainha de números e potencias ou cilindradas ou seja lá o que for que representem o raio dos números

(blá blá blá Whiskas Saquetas)

- Sabe , é que o exame… os oitos … bem depende dos examinadores, mas os oitos... se fosse há uns 10 anos atrás… agora é diferente… é que fazer 8’s numa 500 é bem distinto... blaá blá blá beca beca beca

(8’zzz… fazer oitos… ui tontura mmmm nunca tinha pensado nisso, então não é andar só p’ra frente mas sem ter de dar aos pedais e a fazer um pouquinho mais de ruído? Uhhh não estou a ouvir nada, não estou a ouvir nada… não me assustas…)


- Ok, começamos por uma 125, depois vamos aumentado e blá, dois e meio e tal e as últimas aulas já serão numa 500. Sabe é que a sua licença permite…blá e não sei o quê e 600 e pode estrangular e blá blá e fica não sei o quê 500,- 125 500 50 25 125 dois e meio 500 600 500

%$#&/$${]£@§#»}#%

Este pessoal das motas curte muéééé isto de falar por números. Só faltava era agora dizer-me assim umas letrass ao calhas do alfabeto.- blá e beca e blásss é que sabe depois na CB

Ti-ti-ti-ti-ti-piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii (Pronto as letras… já cá faltavam as letras... tinha de ser… Motard que se preze não fala de motos sem fazer juntar a ‘chave do totoloto’ a uma qualquer ‘sopa de letras’... é sempre assim.
Eiii, mas falta uma letra páaa!!! Um R talvez. CB? Que é isso, pá, algum aspirador?
Não é sempre uma chave conjugada de 3 letras?
Pois não sei se é superstição ou fetiche mas essa é que é essa… mota que é mota que tem número alto com 3 letrinhas)
Na próxima aula vou lhe dizer que pretendo comprar uma CzBzR 1000... tomaaaaaaaaaaa até se lhe vão esbugalhar os ôlhinhess, faltar a saliva e arreganhar as orelhas...

- Mudanças: 1ª é para baixo, todas as outras são para cima. Mete a 1ª arranca, para cima vai para a 2ª, depois para cima para a 3ª, depois para cima para a 4ª e depois para cima para a 5ª… sabe é que isto numa moto é sempre difícil saber em que mudança estamos, mas se não for mais para cima é porque já está na última.
Para reduzir pressiona para baixo da 5ª para a 4ª, pressiona para baixo da 4ª para a 3ª, pressiona para baixo da 3ª para a 2ª e pressiona para baixo da 2ª para a 1ª. (Esta era a parte em que poderia ter escrito blá blá… mas foi assim que ouvi a explicação… não fosse eu enganar-me na contagem decrescente e crescente das mudanças).
O ponto morto é entre a primeira e a segunda.

- Vá, ligue lá a mota.
(chim xinhôrrrr)
- Hoje vai andar por aqui nesta avenida, não tem carros está cortado ao transito vai até aquela rotunda contorna, volta para trás e segue até à outra rotunda. Hoje vamos só usar a 1ª para arrancar e a 2ª para circular. É só 1ª e 2ª, a 1ª é para baixo e a 2ª uma vez para cima. Hoje fazemos assim só entre a 1ª e a 2ª, só a 1ª e a 2ª…

Bláaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Coordenação motora – ZERO
- tirar os pés do chão?? Aiiiiiiiiii a mota vai fugir sem mim…Articular o pensamento com novos movimentos corporais mãos e pés e dedos e cabeça e olhos, costas direitas e…comichão
- O que está a acontecer? O que tenho de fazer? Onde está o travão? Quê há dois travões? E são accionados com membros diferentes… ah menos mal que são so dois do mesmo lado. E a embraiagem? O descanso... como se tira? E este botãozinho encarnado? Puuu puuuuuu buzinaaa ahhhhh, belo.
- Aguentar a moto??? Errrg, olhe, acha que... posso ganhar mais uns kilinhos? É que com 49kg isto vai ser difícil.
- Como é que se acelera? Ok, ok Okayyyyy estou a andar… E S T O U A A N D A R R R R… weeeeeee

grummmmm grummm um arranhar rouco, aiiiiiiii então? Deixo de acelerar, aperto a embraiagem e com o pezinho esquerdo aumentar a mudança. Pezinho esquerdo? Pois é, é como no carro, mas diferente.

Curva. Aiii. Não sei inclinar o corpo. O que é que eu vou fazer agora? Ah tenho de reduzir, e isso como se faz? Deixa cá pensar hum... como é no carro? Pois então na mota será igual , mas diferente, e nestes brevíssimos milésimos de segundo que tenho pensar isto atravessa-se um puto de bici à minha frente… não tive tempo para pensar onde era mesmo o travão…

E...


- Quando é a próxima aula?
- Ah é já na...
- Ok, então ficaremos no mesmo local, ainda não vamos par a estrada, não quero que se mate...

Sorriso amarelo e dentes cerrados... Tive quase vontade de lhe confessar que tinha metido uma terceira (toma toma ai hoje é só primeira e segunda 1ª e 2ª 1ª e 2ª…) nem imagina que ia matando um puto- vou guardar a mota, quer boleia para cima?- sim claro (veja lá que se não me matei eu, não me mate agora você com essas acelerações e solavancos ao aumentar a mudança. De segunda para terceira para cima e de terceira para segunda para baixo).

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